sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vereador denuncia compra superfaturada em Jaboatão


(Foto: Divulgação)

O vereador de Jaboatão, Eliezer Costa (PPL), denunciou na tribuna supostas irregularidades de um esquema que envolve a compra de material escolar superfaturado pelo prefeito tucano Elias Gomes. O parlamentar de oposição mostrou fotos da sede da Delta Produtos e Serviços Ltda, que forneceu à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes cadeiras escolares com valores acima do preço. O contrato de 21 de outubro de 2011 entre a prefeitura e a Delta chega a quase oito milhões de reais (R$ 7.835.034,90). A empresa fica localizada, como mostra a foto, em uma casa praticamente abandonada, em Saquarema, no Rio de Janeiro.
De acordo com o vereador, a Prefeitura de Jaboatão utilizou uma licitação carona do governo do estado do Piauí de 2010. A mesma licitação tinha sido usada pelo ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, envolvido no escândalo conhecido como Mensalão do DEM. A compra das cadeiras com a empresa Delta, segundo ainda o vereador, foi condenada pela Controladoria Geral da União (CGU), na época em que a mesma empresa forneceu as cadeiras ao governo do Distrito Federal. A controladoria identificou, na compra das cadeiras, um sobrepreço de 131,42%.
“Qual o interesse que o prefeito teve ao contratar um serviço de uma empresa cuja licitação já tinha sido questionada pela CGU? Por que a Prefeitura de Jaboatão não fez uma licitação para realizar a compra? Ora, por se tratar de uma licitação de outro estado, o valor da cadeira deveria ser vantajoso, o que não foi. Além disso, a compra dessas cadeiras pela Prefeitura de Jaboatão ainda envolve o nome da Ceasa Pernambuco. Fato muito mal explicado. Até agora não tivemos uma explicação convincente do gestor de Jaboatão, o que, salvo engano, abre margem para nós traduzirmos tudo isso em um verdadeiro esquema de desvio de dinheiro público”, afirmou o vereador.
Eliezer Costa afirmou que vai solicitar aos órgãos fiscalizadores uma auditoria nos contratos da empresa Delta com a prefeitura e que pretende fazer um pedido de CPI para investigar o caso.
(Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário