terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estudo aponta diminuição em acidentes de trânsito após a Lei Seca

Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press/Arquivo

O número de atendimentos em hospitais públicos do estado, decorrentes de acidentes de trânsito, caiu no mês de dezembro, em relação ao ano anterior, segundo levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. No Hospital da Restauração, a queda foi de 25%, enquanto no Getúlio Vargas, o movimento foi 60% menor. De acordo com o estudo, o principal motivador deste quadro foi o uso preventivo promovido pela Operação Lei Seca. “Sem dúvida, podemos associar essa queda a uma maior fiscalização da direção sob o efeito de álcool. Tivemos, com isso, um período de Natal e Ano Novo bem mais tranqüilo em nossa emergência, o que resulta também em um melhor atendimento aos pacientes que estão internados”, explica o diretor do Getúlio Vargas, o cirurgião-geral Roberto Cruz.

No HGV, foram 117 pacientes, contra 294 em 2010, Já no HR, foram 455 vítimas, frente os 606 do ano anterior. “A associação entre álcool e direção é bombástica, podendo levar aos acidentes de trânsito. E, em geral, vale ressaltar, esses acidentes em que o condutor estava alcoolizado são os mais graves e com maior potencial ofensivo à saúde do motorista e também de terceiros. Percebemos essa redução, mas é possível haver uma queda ainda maior, não só devido à importante ação da Operação Lei Seca, mas à direção responsável por parte de toda a população”, analisa o diretor do HR, o cirurgião-geral Miguel Arcanjo.

Blitze - A Lei Seca abordou, até o dia 08 de janeiro, um total de 27.257 veículos no estado, dos quais 2.034 (7,5%) acabaram multados. Desse total, 205 apresentaram 0,33 grama de álcool por litro de sangue, tiveram a carteira recolhida, foram multados e liberados após a chegada dos condutores aptos. Outros 74 motoristas tiveram teor alcoólicos acima do permitido e foram encaminhados à delegacia. O número de condutores que recusaram realizar o testo chegou a 1.065.

Nenhum comentário:

Postar um comentário