quarta-feira, 18 de julho de 2012

Governo incentiva a produção sustentável no agronegócio e na agricultura familiar, afirma Dilma


Governo incentiva a produção sustentável no agronegócio e na agricultura familiar, afirma Dilma

Conversa com a Presidenta
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (17), na coluna Conversa com a Presidenta, que o governo federal incentiva a produção agrícola de forma sustentável no agronegócio e na agricultura familiar. Ao ser questionada por Cleber Lima, 26 anos, estudante de Brasília, se existe alguma forma de o produtor trabalhar na terra sem agredir tanto ao meio ambiente, Dilma respondeu que o governo incentiva o agricultor a adotar práticas sustentáveis.
“O governo federal incentiva a produção sustentável no agronegócio e na agricultura familiar. No agronegócio, o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) financia a implementação de práticas agrícolas como o plantio direto na palha, a recuperação de áreas degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta e o plantio de florestas comerciais. Essas práticas aumentam a biodiversidade e, com isso, ampliam os inimigos naturais de muitas pragas, reduzindo a necessidade de agrotóxicos. Na safra passada, entre julho de 2011 e maio de 2012, os agricultores contrataram R$ 1,12 bilhão por meio do Programa ABC. No Plano Safra 2012/13, colocamos R$ 3,4 bilhões para o programa e com juros menores, que caíram de 5,5% para 5% ao ano”, disse.
A presidenta disse que na agricultura familiar, a produção agrícola sustentável é incentivada por meio de linhas como o Pronaf-Agroecologia, Pronaf-Eco e Pronaf-Semi-árido, e também por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
“O financiamento e a assistência técnica estão orientados a apoiar os pequenos agricultores na melhoria da gestão, envolvendo o uso eficiente do solo, da água, a redução de uso de agrotóxicos e a implementação de sistemas agroecológicos, agroflorestais e orgânicos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário