Nesta segunda-feira (17), aconteceu na sede do TRE-PE a reunião de instalação da Comissão de Auditoria por Votação Paralela das Eleições 2012. A Comissão foi designada pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Ricardo Paes Barreto, por meio da Portaria nº 1182, de 22/08/2012.
O Ouvidor Roberto Morais, representando o Presidente, realizou a abertura da reunião e anunciou a composição da Comissão, que é presidida pela Dra. Andréa Epaminondas Tenório de Brito, Juíza da 11ª Vara de Família e Registro Civil da Capital e conta com quatro servidores do TRE-PE: Ana Carolina Sousa Coêlho (da Corregedoria Eleitoral), Andréa Barreto Telles de Menezes (Secretaria Judiciária), Joana D’Arc Simões de Barros (Secretaria de Administração) e José de Andrade Lima Júnior (Secretaria de Tecnologia da Informação), todos presentes.
Também prestigiaram o evento o Secretário de Gestão de Pessoas, Antônio José do Nascimento, representando a Diretoria Geral e o Dr. Filipe Nicholas de Oliveira, Assessor do Procurador Eleitoral Dr. João Bosco.
Dra. Andréa Brito explicou aos presentes o que é a Votação Paralela, que é uma forma de fiscalização do funcionamento das urnas eletrônicas "através de uma votação simulada, realizada simultaneamente em 3 urnas que serão sorteadas na véspera da eleição e em 3 computadores contendo um sistema de apoio. Ao final do dia, os boletins de urna devem coincidir com os boletins dos computadores". Para esse procedimento, são utilizadas cédulas de papel, preenchidas pelos partidos políticos ou outras pessoas alheias ao serviço eleitoral, com os nomes dos candidatos dos municípios auditados.
A Cerimônia de Sorteio das Urnas será realizada no dia 6 de outubro (véspera da eleição), na Sala de Sessões do TRE, das 9h às 12h. A Auditoria por Votação Paralela é feita no dia da eleição (7/10), das 7h às 17h, na antiga sede do TRE, Av. Rui Barbosa, nº 320.
A Juíza anunciou também o nome de duas empresas contratadas que trabalharão na auditoria. A Digital Locações e Eventos Ltda, contratada pelo TRE, fará as filmagens, já a auditoria externa ficará a cargo da Maciel Auditores e Consultores Ltda, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário