A contribuição para o painel de hoje é do leitor Ricardo Bezerra e traz imagem de Jataúba, no Agreste Central, a 224 km do Recife. Localizada às margens do Riacho Jundiá (cujas enchentes acabariam fazendo com que a cidade fosse edificada em local mais elevado), inicialmente a povoação era denominada Jatobá, por conta da existência de uma árvore desse nome.
A antiga povoação de Jatobá estava localizada nas proximidades das áreas de criação de gado do Sertão e ali era realizada, semanalmente, uma movimentada feira de gado. Por isso, o povoado ficou conhecido como "Boca do Sertão". Foi, também, essa feira de gado que impulsionou o crescimento do lugar. Entre os primeiros habitantes da região estava a família do major Vicente Nário, que chegou ali em 1855.
Jataúba é conhecida como a terra da renascença, estilo de renda de origem italiana, surgido por volta do século XVI em Veneza e trazida ao Brasil por freiras europeias.
Principal fonte de renda das mulheres da cidade, a renascença produzida em Jataúba é de um tipo refinado e começou ganhar fama na década de 1960. A princípio, a renascença jataubense ficou conhecida apenas no Estado, depois ganhou fama no Brasil inteiro. Hoje, existe uma entidade, a Associação das Artesãs Solidárias de Renda Renascença de Jataúba (ARTSOL), que organiza a venda e disponibiliza informações sobre as rendeiras.
Em destaque no blog do magno martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário