segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Como era e como tá.


O Inicio da Feira da Sulanca


Feira da Sulanca surgiu inicialmente na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no fim dos anos 50, no Agreste Setetrional do estado de  Pernambuco, a partir dos retalhos de helanca trazido da região suldeste do país. O local onde surgiu o primeiro movimento de vendas, hoje denominado foi exatamente na esquina entre a Rua Siqueira Campos e a Av. João Francisco Aragão.

O termo sulanca durante muito tempo ficou conhecido como termo pejorativo para roupa de baixa valor e, conseqüentemente a Feira da Sulanca também acompanhou durante muitos anos este termo, de só ter produtos de baixa valor. Hoje, funciona, o maior Parque de Feiras da America, O Moda Center Santa Cruz.

A outra versão para o termo sulanca é a de que se trata de helanca vinda do sul. Surgiu na 50 quando os comerciantes José Morais, Manuel Francisco de Deus, além de algumas familias tradicionais da terra, tal como a Monteiro, começaram a fabricar e vender, em Santa Cruz do Capibaribe, as primeiras peças de vestuário utilizando retalhos de helanca que formavam as traducionais couchas de retalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário