sábado, 24 de novembro de 2012

Coluna do sábado

Programas sociais de emergência, como Bolsa Estiagem, Garantia Safra e Chapéu de Palha têm constituído uma espécie de tábua de salvação para os sertanejos que sofrem com a maior estiagem dos últimos 50 anos. Segundo dados de um relatório do Governo do Estado, enviado ao blog pelo secretário de Agricultura Ranilson Ramos, o Bolsa Estiagem beneficia 86.792 famílias, enquanto o Garantia Safra assiste 102 mil, ambos do Governo Federal. No âmbito estadual, o Chapéu de Palha (reedição do programa histórico de Miguel Arraes, avô de Eduardo), mais abrangente, cobre 182 mil famílias.

Para quem tem fome e sede, pequenos valores (a parcela do Chapéu de Palha, por exemplo, é de R$ 70) podem ser de grande ajuda. Desde que cheguem às mãos da população. Não é o caso em São José do Egito, como registrou a pena afiada do blogueiro ontem. No município do Sertão do Pajeú, credenciados relataram mais de dez horas de espera, muitos embaixo do sol inclemente, para receber parcelas do Bolsa Estiagem e do até do Bolsa Família - que não vieram.

Até o fechamento da reportagem, ontem, a Caixa e o Banco do Brasil, responsáveis pelos pagamentos, não se pronunciaram. As informações, extraoficiais, eram de que simplesmente não havia dinheiro suficiente em caixa. Pouco antes, o blogueiro teve notícia de que alguns locais chegaram a trocar tapas na fila para abastecer baldes.

Pelo menos ontem, a tábua de salvação dos sertanejos virou um golpe de misericórdia. Sem água, sem comida e sem Bolsa Família, os egipcienses não podem esperar que o dinheiro caia do céu. Afinal, naquela terra, nenhum pingo cai mais.

De fato, dinheiro não cai do céu. O problema é que, do céu do sertão, nem água cai mais.


Transparência - Afinado com Aécio Neves (PSDB-MG), o presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, defendeu a decisão do recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de acelerar os depoimentos do mensalão mineiro. Depois do senador ter negado que as denúncias tivessem 'coloração partidária', na ação que envolve o deputado federal e ex-senador Eduardo Azeredo, Guerra disparou: 'Não procurem o PT no PSDB, porque não vão encontrá-lo'.

Espírito esportivo - Roberto Jefferson (PTB) já provou ter muito senso de humor - negro, aliás. Ontem, pelo Twitter, mostrou que tem, ainda, 'espírito esportivo'. Condenado pelo relator Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão (por corrupção passiva), o trabalhista postou em seu perfil: '(O) país está diferente e, principalmente, está melhor, para satisfação de todos. Desejo sorte ao presidente Joaquim'.

Ruído verde - O vice-presidente do PV em Jaboatão, Waldir Benevides, enviou nota ao blog afirmando que o presidente do partido no município, Roberto Santos, defende o afastamento do PV do Governo Elias Gomes (PSDB), iniciativa endossada por Benevides. O vice-presidente alega 'falta de respeito' por parte da Prefeitura, cujo enxugamento de quadro, atingindo comissionados, incomodou os verdes.

CURTAS

Assoreamento - A população de Serra Talhada está preocupada com o assoreamento do açude Borborema, atingido pela estiagem e poluído. Apesar da Prefeitura ter proibido os pipeiros de captarem água no açude, o manancial ainda pode secar por ação da estiagem.

Equilíbrio - O rigor do TCU, cujas recomendações quase provocaram um êxodo maciço de técnicos do Ministério da Integração Nacional, deve ser louvado, desde que o órgão não deixe de levar em conta, por outro lado, o caráter emergencial de determinadas obras.

PERGUNTAR NÃO OFENDE - Quando Dilma vai pisar no Sertão para encarar de perto a maior estiagem dos últimos 50 anos?

magno martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário