terça-feira, 27 de novembro de 2012

Seca: Entidades cobram ações da União e Estado


Em nota encaminhada à Imprensa nesta terça-feira (27), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) cobraram ações dos governos Federal e Estadual no combate à Seca, que aflige dezenas de municípios no Sertão pernambucano. Na opinião das entidades, as últimas medidas adotadas pelas duas gestões – como a liberação de R$ 1,8 bilhão – não se traduziu em oferta de água para a região.
“O Governo Federal e o Governo do Estado de Pernambuco precisam agir imediatamente para garantir o acesso de água potável. Trata-se de uma questão humanitária e uma obrigação imediata do Governador para com nosso povo”, assinala as entidades, na nota. Veja o texto na íntegra:
As entidades médicas vem alertar os governantes públicos e a sociedade em geral para a gravidade da situação pela qual passa o povo nordestino diante do quadro da Seca que assola essa região. A tão discutida transposição do Rio São Francisco nada transpôs e bilhões de reais foram despediçados. O custo da obra federal mais que duplicou e sendo prometida para 2012, fala-se agora em 2015.
O anuncio da liberação de verba superior a um bilhão pelo Governo Federal não se traduz em oferta de água para a região. O Governo Federal e o Governo do Estado de Pernambuco precisam agir imediatamente para garantir o acesso de água potável. Trata-se de uma questão humanitária e uma obrigação imediata do Governador para com nosso povo. Não podemos ficar assistindo esse absurdo que afeta a saúde pública, a economia da região e ratifica o discurso da industria da seca.
A água não pode ser negada para saciar a sede da população. Assistimos a boa vontade de inúmeras ações da sociedade civil e igrejas, que ajudam a minorar o sofrimento, embora não possa ser garantido continuamente o acesso a todos e por todo tempo. A responsabilidade é dos governantes e conclamamos para que enfrentem esse problema de imediato. Garantam água já e para todos.
A direção
Crempe
Simepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário