terça-feira, 20 de novembro de 2012

Situação se inverte: Agora a Europa é quem procura o Brasil


O seminário sobre Oportunidade de Investimentos e de Negócios no Brasil, promovido pela Fecomércio-PE, em Bruxelas, atraiu mais de 100 participantes, entre empresários e representantes dos governos brasileiro e belga.
Após as apresentações, os executivos tiveram a chance de participar de rodadas de negócios setoriais. Nesta etapa, segundo o superintendente do Sebrae-PE, Roberto Castelo Branco, executivos de diversos setores participaram dos encontros. “Diferente do que acontecia no passado, hoje, os europeus procuram os brasileiros. Os empresários que estiveram aqui puderam dar início às negociações tanto de produtos quanto de parcerias. Fizemos o primeiro contato e agora vamos encaminhar as demandas para as áreas de interesse”, afirmou.
O presidente da Federação da Agricultura de Pernambuco, Pio Guerra, participou da rodada de negociações de assuntos relacionados à agricultura. Na ocasião, estiveram presentes empresários que usam produtos orgânicos e que buscam tanto vender a mercadoria quanto parcerias tecnológicas. “Cerca de dez grupos belgas estavam representados na rodada de negócios. Esta é uma boa experiência que pode ser replicada para Pernambuco”, afirmou. O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, também participou da rodada de negociações.
De acordo com o presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, este foi apenas o início de uma nova relação. “O Brasil diminuiu a pobreza e a indústria e o comércio têm crescido muito, então temos que aprofundar as tecnologias e buscar novas parcerias”, destacou. A programação fez parte da missão empresarial do Brasil à Bélgica e à Itália, promovida pela Fecomércio-PE, e que está sendo integrada por mais de 60 empresários nordestinos. A partir de hoje, a comitiva está na Itália, onde acontecerá um seminário sobre Oportunidades de Negócios no Brasil, comandada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário