O Centro de Orientação e Apoio Sorológico – COAS, realizará na próxima sexta, 30, uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Neste ano serão disponibilizados testes rápidos de sífilis, HIV e das hepatites B e C. Esses exames serão entregues em, no máximo, 30 minutos. As pessoas também poderão se imunizar contra a hepatite B, já que serão disponibilizadas vacinas. As ações terão início a partir das 8h e se estenderão por todo o dia, com intervalo ao meio dia.
No Marco Zero, arte-educadores distribuirão panfletos e camisinhas. De acordo com o coordenador do COAS, Claudino Melo, as campanhas educativas são de fundamental importância para o controle do vírus. “Por mês, cerca de 300 caruaruenses realizam teste de HIV gratuitamente, mas como o laboratório atende também outras cidades, esse número salta para mil atendimentos. Mesmo assim, muita gente desconhece os serviços disponíveis no centro. Daí a necessidade das campanhas contra as doenças sexualmente transmissíveis”, explicou.
Caso o resultado seja positivo, os pacientes são encaminhados para o Serviço de Atenção Especializada, que funciona no Lactário Amélia de Pontes. Neste local, eles são acompanhados e recebem medicação gratuitamente. “Vale ressaltar que o atendimento do COAS é para orientação, prevenção e detecção da doença. O tratamento é no Lactário”, enfatiza Melo.
O COAS funciona na rua Coronel Limeira,189, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, e em regime de plantão nas segundas e quintas das 17h às 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário