A oposição não perdeu tempo e se reuniu na noite de ontem para debater o novo cenário eleitoral que se instala no Recife com o anúncio oficial da disposição do PSB de lançar candidatura majoritária na Capital pernambucana. O encontro aconteceu na residência do deputado federal Augusto Coutinho (DEM), no bairro do Pina, e contou com a presença do próprio deputado, dos quatro pré-candidatos – Raul Henry (PMDB), Raul Jungmann (PPS), Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (PSDB) – e do presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra.
Mas o encontro dos oposicionistas ainda não trouxe uma definição da estratégia a ser adotada pelo grupo no pleito municipal. Saiu da reunião apenas uma certeza: é preciso nomear representantes para gerenciar as negociações, ao invés de deixá-las diretamente a cargo dos pré-candidatos. Tomada tal decisão, um novo encontro foi marcado para a manhã de hoje na casa do deputado Sérgio Guerra, representante do PSDB, com a presença de Augusto Coutinho (DEM), Roberto Onofre (PMDB) e Marcílio Domingues (PPS).
De acordo com uma fonte da cúpula oposicionista, a nomeação de representantes e consequente agendamento de nova reunião sofreu resistência, em princípio, especialmente do deputado federal Augusto Coutinho, que pretendia definir um posicionamento já neste primeiro encontro. Mas ao final, mediante a dificuldade de estabelecer um acordo, optou-se pela ampliação das negociações. A fonte contou ainda, que Raul Henry declarou que acredita ser imperativo o estabelecimento da união do grupo, afirmando que ou lança uma candidtária únitária, com seu nome recebendo o apoio dos demais, ou apoia um outro nome estabelecido por consenso, também em torno de uma candidatura unitária pois “não via sentido em candidaturas isoladas”.
Todos os presentes se declararam dispostos a negociar, entre eles Daniel Coelho e Mendonça Filho, apontados inicialmente como possíveis causadores de entraves nas decisões do grupo.