Depois de quase três meses de campanha, dos quais 44 dias foram marcados pelo guia eleitoral, a disputa chega na reta final. A partir de hoje, os candidatos terão que respeitar algumas normas impostas pela Justiça Eleitoral. Desde a meia-noite, as inserções televisivas e do rádio, assim como a propaganda gratuita nos dois veículos, fica proibida. Os comícios em vias públicas e reuniões nos comitês com os militantes também se encerraram no dia de ontem. Por isso, qualquer candidato que descumprir essas regras poderá ser punido pela Justiça.
Segundo o assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, Orson Lemos, as propagandas são encerradas gradativamente. Hoje, por exemplo, é o último dia para divulgação em publicações impressas. Durante o período da campanha, os postulantes tiveram a opção de veicular até dez propagandas em veículos impressos. “A propaganda começou no dia 6 de julho e o guia eleitoral de rádio e televisão, em agosto. Foram 45 dias. Na hora de se encerrar também é gradualmente”, comentou.
Amanhã é o último dia para a realização de carreatas, comícios, veiculação de propaganda em carros de som e publicidades móveis, incluindo cavaletes, pirulitos, bandeiras e bonecos. Também é permitida a distribuição de santinhos e panfletos. No entanto, qualquer atividade deve ser encerrada até as 22h, caso contrário será considerada boca de urna. “Se passar (do horário) pode ser retirado o material e o candidato ser multado ou até resultar em prisão”, explicou Orson Lemos.
O assessor ainda explicou que no domingo, os fiscais dos postulantes não deverão utilizar camisas com a cor que representa a candidatura. “O fiscal já foi identificado pelo partido e ele pode comparecer no local com o crachá, mas não recomendo camisa de cores porque qualquer aglomeração de três ou quatro fiscais, com a mesma cor, poderá ser configurado abuso e com isso crime eleitoral”, alertou. No dia das eleições somente é permitida a manifestação individual, feita exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches e adesivos.
Quem identificar alguma irregularidade cometida fora do período permitido e quiser denunciar, pode entrar em contato com a Comissão da Propaganda, através do número 4009-9369/9370 (apenas para casos no Recife). Nas demais cidades, o cidadão deve se dirigir ao juiz eleitoral. Segundo Orson Lemos, todas as cidades terão juízes e promotores de plantão.
pleito 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário