Da Folha de Pernambuco
Os Correios iniciaram, na manhã de ontem, a operação de distribuição das urnas eletrônicas em Pernambuco. Os caminhões da empresa, que carregam os equipamentos, serão deslocados hoje dos 18 polos do Estado até os locais da votação. A entrega do material será feita entre 8h e meia-noite. Ao todo serão 32 veículos envolvidos no transporte das urnas na Região Metropolitana, que passam a noite no Parque de Exposição do Cordeiro, escoltados pela Polícia Militar. Serão distribuídas 18.400 urnas eletrônicas no Estado e somente na segunda-feira os equipamentos serão recolhidos.
“No Recife o procedimento acontece da seguinte maneira: primeiro é feito uma vistoria nos correios e depois são escolhidos os melhores caminhões para se apresentar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e depois é que os veículos são levados ao Parque de Exposições do Cordeiro”, explicou o gerente de operações da Diretoria Regional dos Correios em Pernambuco, Fábio Marinho.
A operação Eleições contará com 18.400 urnas, 3.500 pontos de entrega, 280 roteiros diferentes, 360 veículos utilizados e 390 pessoas envolvidas nos 184 municípios do Estado, além de Fernando de Noronha que não terá votação, mas servirá para a justificação de votos. Os polos de Ouricuri, Salgueiro, Petrolina, Petrolândia, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Vitória, Surubim, Carpina, Recife, Palmares, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Limoeiro e Afogados da Ingazeira serão responsáveis pela distribuição dos equipamentos para os locais mais próximos.
Durante o percurso, pelo menos um funcionário dos Correios e do TRE estarão junto ao veículo, eles serão escoltados até o seu destino por uma viatura da polícia militar. “Independente do roteiro, esta será a equipe que acompanhará todo o percurso, desde escolas, que estão a poucos metros de distância dos polos, até as localidades mais distantes. Posso citar o exemplo do município de Petrolina. Neste local, um caminhão se deslocará 249 km até a zona rural de Afrânio para entregar somente uma urna”, relatou Marinho.
SEGURANÇA
De acordo com o gerente de operações, por questão de segurança, algumas urnas só serão carregadas e levadas aos locais de votação amanhã pela manhã. “Os juízes eleitorais de algumas cidades solicitam o carregamento das urnas no sábado de manhã por diversos motivos e o mais comum diz respeito aos ânimos acirrados nos municípios. Por conta dessas medidas de segurança os nomes dos locais não são divulgados”, ressaltou Fábio Marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário