Um helicóptero chinook participa de operação no Afeganistão. O modelo é similar ao que foi derrubado pelos talibãs, matando 30 militares americanos. (AFP, Peter Parks)
Um helicóptero chinook participa de operação no Afeganistão. O modelo é similar ao que foi derrubado pelos talibãs, matando 30 militares americanos. (AFP, Peter Parks)Helicóptero americano derrubado após informações falsas dos talibãs
CABUL, Afeganistão — O helicóptero dos Estados Unidos que caiu no sábado no Afeganistão, matando 30 militares americanos, foi derrubado pelos talibãs, que criaram uma armadilha para as forças especiais com informações falsas, informou uma fonte do governo afegão à AFP.O incidente foi o mais letal para a coalizão desde o início do conflito no Afeganistão há quase 10 anos.
"Confirmamos que o helicóptero foi derrubado e que caiu em uma emboscada executada por um líder talibã, Qari Tahir", declarou a fonte governamental, que pediu anonimato.
A informação não foi confirmada até o momento pela Otan nem pelo Exército americano.
"Deram informações falsas aos americanos, ao afirmar que havia uma reunião dos insurgentes talibãs em um complexo de residências. Sabiam o itinerário que os helicópteros seguiriam e tomaram posição com seus homens no vale", disse a fonte.
Quando o helicóptero se aproximou foi alvo de disparos de morteiros e armas antiáereas.
O helicóptero transportava forças especiais que dariam reforço às tropas americanas na operação contra o complexo suspeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário