sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jean Wyllys no Recife para debater Casamento Civil Igualitário


Nesta sexta-feira (20) o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) está no Recife para debater o Casamento Civil Igualitário na UFPE e na Rádio Jornal. Na universidade, o evento será no auditório no térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Jean foi convidado do programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, para debater a PL 122 juntamente com o pastor Rogério Justino e o advogado João Bosco Tenório. O Projeto de Lei visa alterar Constituição para incluir a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A discussão foi quente, com colocações ríspidas por parte do deputado e do pastor. Jean afirmou que o fato de algumas igrejas demonizarem a homoafetividade desumaniza o homossexual.

"A desumanização dá margem para a aceitação da violência. 'Mas é um gay, merece apanhar mesmo' ou 'foi para ele tomar jeito de homem' são justificativas frequentes para as agressões."

O pastor Rogério Justino acusou o movimento LGBT de desrespeitar as instituições religiosas, por tentar impor que padres e pastores os casem. Jean rebateu acusando o pastor de "desonestidade intelectual".

"O que a PL 122 propõe não é isso. Ela não tem nada a ver com religião. A Proposta de Lei tenta constitucionalizar as uniões homoafetivas como casamentos, como já acontece entre casais heterossexuais."

A colocação de Jean foi ratificada pelo advogado João Bosco Tenório, que lembrou que o Casamrnto Civil igualitário é uma questão de cidadania.

Na UFPE, o deputado debaterá com a professora Larissa Leal e com o doutorando em psicologia Ricardo Marques, às 14h, no auditório do CFCH. Nas próximas semanas a campanha pela aprovação da PL 122 deve ser lançada oficialmente no Recife.

Jean Wyllys é jornalista da Carta Capital, deputado federal eleito pelo PSOL-RJ, coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT e compõe a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário