O descaso de um casal levou o Conselho Tutelar do Paulista a tomar medidas drásticas na tarde desta quinta-feira (12), em Maranguape II. Três irmãos foram recolhidos e encaminhados para o Fórum da cidade, ao ser constatado o abandono por parte dos responsáveis. Os vizinhos da família denunciaram a falta de cuidado com as crianças de quatro, três e um ano. Ao chegar na comunidade, a conselheira tutelar Laudicéia Lira encontrou os dois maiores perambulando pela rua descalços e sujos. Um estava só de cueca e outro só de short. As crianças a levaram até a casa em que vivem, no local, ela encontrou a situação ainda mais grave. O menino menor estava em casa sozinho sob os cuidados de um adolescente com distúrbios mentais.
A falta de cuidados estava estampada em cada canto da casa. Roupas espalhadas, pratos sujos e alimentos jogados pelo chão. Até mesmo os meninos apresentavam sinais de desatenção por parte dos pais. De acordo com moradores da área, eles sempre ficam sozinhos e sempre estão extremamente sujos. Há três semanas outra denúncia contra o casal foi feita ao Conselho. Os profissionais foram até o local e conversaram com os pais, mas, segundo Laudicéia Lira, eles disseram que os filhos eram deles e eles fariam o que quisessem com as crianças de acordo com as condições financeiras que lhe apetecem.
Desta vez, no entanto, o Conselho Tutelar foi mais ativo e o caso foi parar na Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente do Paulista. O delegado Jorge Ferreira, responsável pelo inquérito, informou que já identificou o casal, mas eles ainda não foram localizados para prestar maiores esclarecimento. "Pelo que constatamos, eles podem ser responsabilizados por abandono de incapaz", concluiu.
As crianças estão no Fórum aguardando algum familiar se prontificar a ficar com a guarda, caso não apareça ninguém, serão encaminhados a abrigos e ficarão sob as medidas protetivas da Vara da Infância e da Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário