segunda-feira, 2 de abril de 2012

Caruaru ganha templo judaico

Templo foi aberto há cerca de seis meses e recebe pessoas de outros estados e cidades


 Caruaru ganhou uma Sinagoga, que funciona na avenida Leão Dourado, no bairro do Caiucá. O templo é o único da cultura judaica na cidade e agrega uma pequena comunidade de judeus ortodoxos na cidade. O centro foi aberto há cerca de seis meses e agrega pessoas do Recife e também do estado de Sergipe, já que é um dos poucos no Nordeste a difundir os preceitos mais rigorosos da fé judia.
O líder da comunidade de Caruaru, o professor Armando da Cruz Cordeiro Júnior, 29 anos, explicou que a Sinagoga tem o diferencial de levar informação e apoio aos judeus marranos. “Os marranos eram judeus, originalmente, mas que com o tribunal inquisitório tiveram que se converter ao catolicismo para não serem mortos”, contou. Essa dispersão da fé aconteceu há séculos atrás e impediu a propagação do conhecimento entre os descendentes que agora procuram o retorno as tradições.
“Mais de 50% da população brasileira tem descendência judaica e não sabe. Alguns costumes que ainda hoje acontecem nas famílias ajudam a identificar como não tirar o lixo pela porta da frente, já que o espaço de entrada de casa é sagrado”, exemplificou o professor.

5 comentários:

  1. Nem ortodoxos, nem muito menos judeus são esses.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz por saber que em minha terra natal de nascimento existe uma sinagoga onde o nome do Eterno e louvado.Baruk Atah Adonai eloheinu ha'olam asher notem torat emet uv'sorat-yeshua'ah le'amo Yira'el ul'khol ha'amim al-dei b'bi yeshua hamashiach adonenu.

    ResponderExcluir
  3. E uma pena. Quem postou a matéria não colocar a fonte da mesma

    ResponderExcluir
  4. E uma pena. Quem postou a matéria não colocar a fonte da mesma

    ResponderExcluir
  5. Qual o endereço certinho mesmo da Sinagoga? Alguem sabe informar?

    ResponderExcluir