terça-feira, 3 de abril de 2012

Reajuste de 7,35% aos servidores municipais do Recife foi aprovado


Foi aprovado agora há pouco na Câmara do Recife o reajuste salarial de 7,35% aos  servidores municipais. O projeto do Executivo que foi enviado de forma taria pela prefeitura do Legislativo exigiu que a Comissão de Finanças da Casa, presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) corresse contra o tempo para que desse tempo a sua palicabilidade ainda este ano.
A pressa se deu pela determinação da Lei Eleitoral que exige que qualquer aumento salarial só seja concedido até 180 dias antes das eleições, ou seja, até o dia 6 de abril deve ser publicado no Diario Oficial (DO) para que o reajuste tenha validado. No mesmo dia em que o Diario de Pernambuco publicou matéria mostrando as implicações do atraso, dia 22 de abril, a prefeitura enviou o processo e foi inicado o trâmite.
A comissão de Finanças teve que analisar 53 artigos do projeto original, as leis correspondentes além das emendas dos vereadores. Para que houvesse consenso foram feitas várias reuniões entre vereadores, secretários municipais e servidores de diversas categorias. Após o parecer da comissão o projeto foi a plenário hoje.
Duarante a sessão, o vereador Luiz Eustáquio (PT), em uma das últimas ações como líder do governo, ameaçou pedir destaque sobre a emenda de gratificação aos procuradores, mas foi convencido a desistir, pois  havia grande chance de ser derrotado nos votos e ainda atrasaria a tramitação. Segundo informações Eustáquio só estava esperando a aprovação deste projeto para a entregar o cargo de líder ao vereador Aerto Luna (PRP). O motivo da saída é o fato de ser membro da corrente CNB, que apoiou a pré-candidatura de Maurício Rands (PT) para disputar internamente com o prefeito João da Costa.
Depois de aprovado o projeto segue para sanção do prefetio e deve ser publicado já nesta quinta-feira, dia 05.

Por Ana Luiza Machado, do Diario De Pernambuco, com informações de Rebeca Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário